O meu sonho em termos de arte é…um dia, numa qualquer viagem pela europa (sempre agendadas em função das feiras de antiguidades que por lá vão acontecendo), encontrar, numa dessas feiras, esquecida e mimetizada pelo pó dos anos, ignorada pelo vendedor que não lhe sabe o valor (se acaso isso for possível) uma criselefantina…de porte esbelto, bem esculpida, de trajes elegantes, numa pose anatomicamente perfeita…
Criselefantino (do grego chrysos, ‘ouro’, e elephantinos, ‘marfim’) é, originalmente, a designação dada a uma imagem de culto típica da Grécia Antiga. Mas não é com esta imagem que sonho…
A designação contemporânea do termo «criselefantina» usa-se para designar uma escultura pequena, maioritariamente representativa de atletas ou bailarinas, em marfim, bronze, prata, mármore ou ónix, comum na Art Nouveau dos finais do séc. XIX.
O Museu de Art Nouveau e Art Déco, em Salamanca, tem uma notável mostra de criselefantinas. São mais de 120 peças assinadas por 52 escultores, entre os quais, Chiparus, Preiss, Poertzel. Muito representativas do movimento Art Déco, estas figuras de bronze e marfim são umas das maiores atracções do museu. Vale a pena visitar…
É com uma destas esculturas que sonho há já muito tempo…o problema é que as tão desejadas esculturas chegam a atingir os 100.000€ e as mais cobiçadas nem sequer estão à venda…
Estas figuras, quase sempre em movimento, fascinam-me…são de tal forma perfeitas anatómicamente que parece que a qualquer momento ganharão vida…