Para tornar este espaço mais ecléctico, partilho aqui uma outra paixão para além da moda - a decoração de interiores e dentro desta, uma corrente igualmente vintage, que aprecio em particular – o Art Déco (anos 20/30) e o mobiliário nórdico (anos 60/70).


Á semelhança dos acessórios de moda vintage, o mobiliário vintage (especialmente o art déco e o estilo nórdico de autor) são intemporais, distintos e diferenciam com elegância qualquer espaço, para além de terem a vantagem de se conjugarem lindamente com peças contemporâneas. Tal como os acessórios de moda não devem ser usados em demasia para não tornarem o espaço demasiado rebuscado e pesado mas, se devidamente conjugados resultam lindamente.

Onde encontrar este tipo de mobiliário??? Porto e Lisboa são as cidades com oferta nesta área.

Império dos Sentidos, no Porto, é um espaço especializado em mobiliário, objectos, iluminação, pintura e artes decorativas do século XX apresentando uma selecção com claros critérios estéticos.
Seleccionam peças de várias épocas, com especial incidência no Art Déco e Pós-Guerra contando com inúmeros trabalhos de reconhecidos arquitectos, designers e ebanistas.

Quanto aos preços, não são nada convidativos...mas não o são aqui nem na China...tratam-se de peças maioritariamente de autor, antigas, fabricadas em madeiras nobres, que carecem de restauro minucioso, segundo as técnicas antigas... e como tal os preços disparam...mas estamos efectivamente a comprar arte.

Partilho igualmente algumas fotos de um apartamento na Foz do Porto e um Solar no Norte, decorados por um atelier de decoração de Braga – Casa do Passadiço - que faz um excelente trabalho na área da decoração de interiores.


  


Quem sabe um dia não surge a oportunidade de abrir uma loja de decoração de interiores aqui por Viseu...com mobiliário também ele vintage...onde não podem faltar os apontamentos em pratas antigas, criteriosamente seleccionadas, os lustres, os espelhos venezianos, os aparadores de madeiras nobres, as peças de designers consagrados, as estampas publicitárias antigas, e tantas outras reliquias que tornam uma casa ecléctica e distinta...fica o sonho...de preferência conjugado com um pequeno recanto de moda...vintage... porque o que é valioso torna-se ainda mais valioso com a idade...